top of page

Exercícios e Massagens

Controle de abertura bucal

       Controle a abertura da boca durante o bocejo (Fig. 1), evite gritar, cantar e longas sessões no dentista.
      Treine a abertura bucal: Abra sua boca suavemente com a língua tocando sempre o "céu da boca". Em seguida, feche suavemente. Repita esses exercícios em 3 séries de 10 repetições. Lembre-se que todos exercícios devem ser realizados até o limite indolor (Fig. 2). Esse exercício também é chamado de "N" Position.
       Abertura protrusiva: o objetivo é melhorar a mobilidade e os barulhos na ATM (estalidos). Arraste sua mandíbula para frente e depois abra a boca. Repita 2 séries de 10 repetições. (Fig. 3).

Fig. 1. Tente não abrir tanto a boca quando for bocejar.

animated 2.GIF

Fig. 2. Abra suavemente a boca mantendo a língua tocando no "céu" da boca.

Abertura protrusiva.GIF

Fig. 3. Inicialmente, arraste sua mandíbula para frente e depois abra a boca.

Alongamentos e Massagens

       Alongue seus músculos do pescoço. Faça massagens suaves sobre os músculos que estão tensos e sobre a área dolorida, sempre de cima para baixo. Um exercício que pode ser realizado para aumentar a amplitude de abertura bucal pode ser visto na figura 4. Coloque o dedo polegar nos dentes superiores e o dedo indicador nos dentes inferiores. Em seguida, movimente-os suavemente forçando a abertura bucal. Lembre-se que os exercícios devem ser realizados sem dor. Se este movimento gerar incômodo, relate ao profissional que está acompanhando o caso. Na figura 5 temos uma massagem usada para relaxamento e alongamento do músculo masseter.
animated.GIF

Fig. 4. Realize a abertura suavemente, até o limite indolor. Realize-o em 3 séries de 10 repetições.

animated 3.GIF

Fig. 5. Coloque a palma das mãos na "maçã do rosto". Inspire o ar profundamente. Deslize suavemente as duas mãos ao mesmo tempo que sua boca vai abrindo e você vai soltando o ar. Faça 2 séries de 10 repetições.

Exercícios Resistidos

       Os exercícios resistidos são usados para fortalecimento muscular. Geralmente são utilizados em pacientes que possuem uma hipertranslação nas articulações temporomandibulares (ATMs), ou seja, pacientes que conseguem abrir muito a boca, podendo gerar uma subluxação (a boca trava ao abrir, mas o paciente consegue fechar realizando alguma manobra) ou luxação ( a boca trava durante a abertura e o paciente não consegue fechar sozinho, necessitando da ajuda de um profissional). As figuras 6, 7 e 8 ilustram alguns exercícios resistidos.
Slides_para_exercícios_site.001.jpeg

Fig. 6. Com o polegar, pressione a mandíbula para baixo mas não deixe que sua mandíbula baixe, fazendo uma força contrária ao movimento do dedo. Mantenha essa força por 10 segundos e faça 3 repetições. Realize esse exercício 3 vezes ao dia.

Slides_para_exercícios_site.002.jpeg

Fig. 7. Com os dedos indicador e médio tocando sua mandíbula no lado direito, pressione a mandíbula para o lado contrário (esquerdo) mas não deixe que sua mandíbula movimente, fazendo uma força contrária. Mantenha essa força por 10 segundos e faça 3 repetições. Realize esse exercício 3 vezes ao dia.

Slides_para_exercícios_site.003.jpeg

Fig. 8. Com os dedos indicador e médio tocando sua mandíbula no lado esquerdo, pressione a mandíbula para o lado contrário (direito) mas não deixe que sua mandíbula movimente, fazendo uma força contrária. Mantenha essa força por 10 segundos e faça 3 repetições. Realize esse exercício 3 vezes ao dia.

Exercícios Físicos

    Pratique exercícios físicos, de preferência aeróbicos (por exemplo, caminhadas - Fig. 9), pois eles ajudam a liberar substâncias no nosso organismo que combatem a dor. Um estudo* mostrou que a aplicação de programas com prescrição de exercícios aeróbicos, de fortalecimento e alongamentos, apresentou uma melhora efetiva no limiar de dor em pacientes com dor crônica.

Fig. 9. Caminhada ao ar livre é um bom exercício aeróbico.

* Oliveira MAS et al. Impacto do exercício na dor crônica. Rev Bras Med Esporte. 20(3); 200-203, 2014.
bottom of page